Pular para o conteúdo principal

BALAIADA.

A Balaiada ocorreu no estado do Maranhão entre 1838 e 1841.

Oque motivou o acontecimento da revolta foi que uma grande parte das pessoas mais pobres da região estavam cansadas do monopólio político, pois a maioria usava de violência para conseguir o que queriam, tanto politicamente quanto economicamente.

No mês de dezembro de 1838 o líder do movimento, Raimundo Gomes, entrou na prisão de Vila Manga e libertou seu irmão.Além dele, libertou também todos os outros prisioneiros.

Foi no ano de 1939 em que os balaios dentre suas conquistas, tiveram o controle da Vila de Caxias.

O estado do Maranhão usou de sua força militar, inclusive tendo ajuda de militares de outras províncias, e passou a combater fortemente os balaios.Por ter a  participação de muitos escravos fugitivos, prisioneiros e trabalhadores pobres da região, os balaios conseguiram vantagem no começo dos confrontos.

O  coronel Luís Alves Lima e Silva teve sua nomeação à governador do Maranhão com o principal objetivo de acabar com a revolta.O ainda Barão de Caxias, que mais tarde seria duque, completou a sua missão e reconquistou a Vila de Caxias. Com isso, o líder Raimundo Gomes se entregou para as autoridades, chegando a vez de Cosme Bento, um ex escravo, liderar o movimento.

Em 1841, o movimento já estava bastante enfraquecido, então o governo resolveu dar anistia àqueles que se entregassem, e foi o que muitos fizeram. Ainda no mesmo ano, Bento foi capturado e enforcado, dando fim à revolta.



                                                                   Líderes da Balaiada
O primeiro deles, Raimundo Gomes, foi o responsável por mobilizar um grupo de artesãos, vaqueiros e escravos, logo depois de ter seguido ordens de um opositor político de um determinado fazendeiro e libertado um grupo de vaqueiros aprisionados em Vila da Manga. O segundo líder, responsável por dar nome a revolta, um artesão chamado Manoel dos Anjos Ferreira, vulgarmente conhecido como Balaio, iniciou suas lutas contra as autoridades provincianas depois de acusar um dos oficiais, o senhor Antônio Raymundo Guimarães, de ter abusado sexualmente de suas filhas.
Para completar o trio de revoltosos, no mesmo ano o negro Cosme Bento de Chagas reuniu 3 mil escravos fugidos e obteve  o apoio de todos eles, o que trouxe a revolta traços raciais que poderiam ser facilmente relacionados a questão de desigualdade existente no local.

                                         Vídeo com breve explicação sobre a revolta.

Comentários